O termo infraestrutura descreve as estruturas necessárias para a operação de uma instalação física ou operação comercial. Como mencionado anteriormente, o gerenciamento da infraestrutura evoluiu para incluir a verdadeira espinha dorsal dos negócios, a tecnologia. Isso é conhecido como gerenciamento de infraestrutura de TI. O objetivo do gerenciamento da infraestrutura de TI é fornecer estrutura e controle das funções responsáveis por diversas operações técnicas que geralmente envolvem hardware, software e rede em ambientes físicos e virtuais. O objetivo principal é minimizar o tempo de inatividade e manter a produtividade dos negócios. Devido à complexidade da infraestrutura de TI, não é incomum que o gerenciamento da infraestrutura de TI seja dividido em subestruturas, como gerenciamento de sistemas, gerenciamento de rede e gerenciamento de armazenamento.
Além disso, uma equipe de gerenciamento de infraestrutura de TI da empresa geralmente é responsável pelos seguintes elementos e serviços essenciais de TI:
Ciclo de vida do ativo
Monitoramento / planejamento de capacidade
Armazenamento
Utilização da rede
Disponibilidade
Consumo de energia
Problemas ambientais
Instalações (incluindo gerenciamento de infraestrutura de data center )
Ativos físicos e virtuais
Operações de rede sem fio e com fio
Hardware
Programas
Segurança (proteção contra malware / vírus)
Conectividade móvel
Atualizações de manutenção / serviço
Os serviços que a equipe de gerenciamento da infraestrutura de TI fornece geralmente estão nos bastidores. Eles mantêm a tecnologia que suporta as operações diárias, como Internet, email e acessibilidade de dados. A equipe depende muito de soluções de gerenciamento e monitoramento em tempo real ou quase em tempo real para manter a produtividade.