Novo malware utiliza a inteligência artificial (IA) para aumentar a capacidade de infecção no Whatsapp Web; entenda como o Water Saci funciona e veja como se proteger

 A empresa de cibersegurança Trend Micro identificou a evolução de um conhecido malware chamado Water Saci, responsável por outros ataques como o SORVEPOTEL. O vírus utilizainteligência artificial para desenvolver variantes cada vez mais sofisticadas e perigosas. A ameaça tem como alvo usuários do WhatsApp Web no Brasil, explorando técnicas avançadas para roubo de dados e disseminação de infecções. O uso de IA intensifica o risco, já que permite a criação de códigos capazes de se adaptar rapidamente, ampliando o alcance dos ataques e dificultando a defesa dos sistemas. Nas próximas linhas, veja como o malware atua e saiba como (tentar) se proteger.

Como se proteger

 Para reduzir os riscos de infecção pelo Water Saci, é fundamental manter o sistema operacional e os navegadores sempre atualizados. Também é recomendado evitar clicar em links suspeitos recebidos por mensagens e utilizar soluções de segurança confiáveis, como antivírus e ferramentas contra phishing — ainda que este novo malware já tenha demonstrado capacidade de driblar softwares de proteção.

 

Sempre suspeitar de números que não estão na sua lista de contatos, não baixe ou abra arquivos .zip ou .rar

É fundamental não clicar ou interagir com conteúdos que você não reconhece

O malware pode, inclusive, se passar por atualizações do Adobe Acrobat 

error: Conteúdo protegido!