Ransomware coronavírus

Coronavírus usado em campanhas maliciosas para sequestro de dados em Celulares e Computadores

Última atualização em 20 de março de 2020. Originalmente publicado em 06 de março de 2020. Antigo título: Coronavírus usado em spam, nomes de arquivos de malware e domínios maliciosos

A doença de coronavírus (COVID-19) está sendo usada em várias campanhas maliciosas, incluindo spam de email , BEC, malware, ransomware e domínios maliciosos. À medida que o número de pessoas afetadas continua aumentando em milhares, também aumentam as campanhas que usam a doença como atração. Os pesquisadores da Trend Micro buscam amostras periodicamente em amostras de campanhas maliciosas relacionadas ao coronavírus. Este relatório também inclui detecções de outros pesquisadores.

A menção de eventos atuais para ataques maliciosos não é novidade para os atores de ameaças, que recorrem repetidamente à pontualidade de tópicos, ocasiões e personalidades populares em suas estratégias de engenharia social.

Ataques maliciosos relacionados ao coronavírus nas regiões globais
Analisamos ataques de malware e spam relacionados a coronavírus que nossos clientes encontraram globalmente no primeiro trimestre (primeiro trimestre) de 2020, de janeiro até o presente. Em seguida, os categorizamos de acordo com a região, a região Ásia-Pacífico (APAC), a região da América Latina (LAR), a região da América do Norte (NABU) e a região da Europa, Oriente Médio e África (EMEA).

Os dados vieram do nosso mecanismo de rede de proteção inteligente e são detectados com base em padrões heurísticos. O número de spam corresponde a emails de spam com a palavra “coronavírus” no assunto. A contagem de malware é composta principalmente pelos arquivos de malware que acompanham essas mensagens de spam.

Na Colômbia receberam mais de 7.000 ataques por malware e spam. O próximo é o Brasil, com pouco mais de 4.500 para os dois tipos de ataque. Entre os 3 principais malwares está o Uruguai, com 2.761. Para spam, a Argentina é a terceira, com 3.589.

Matéria completa em: https://www.trendmicro.com/

Abaixo a Imagem após o bloqueio (sequestro)